domingo, 9 de março de 2008

só pra pensar

Enquanto eu espero um e-mail sendo enviado, vou colocar mais um dos meus pensamentos.

Eu fiz 3 meses de faculdade de moda e refleti muito sobre este ramo da arte. Em primeiro lugar vc deve se perguntar o porquê de ter escolhido esta carreira. Bom, de início eu queria trabalhar como estilista, fazer as minhas criações. Mas será essa a minha colaboração para com a sociedade? Ou melhor, será a melhor colaboração com ela?

Primeiro que fazendo parte da alta costura, não vai ser nenhuma classe média que irá usufruir dos meus produtos. Ou seja, estaria de acordo com as regras capitalistas, colaborando com a diferença de classes.

Moda é ridícula de todas as formas, só não o não é quando esta mesma se critica. Onde já se viu: "tendências", ou "use isso, use aquilo, porque está na moda". Roupa é feita para proteger o corpo, em suma.

De qualquer maneira somos obrigados a comprar as peças que a tendência dita, pois é o que está disponível no mercado, porém a compra só deveria ser feita quando necessário.

Já pararam pra pensar o sacrifício de uma pessoa que mal consegue sobreviver para comprar uma camisa nova para o trabalho?

Você, que compra porque tem dinheiro de sobra, porque não tem com o que gastar, as roupas ditadas pela moda, não passa de uma pecinha, uma engrenagem de todo esse esquema comercial. Uma hora são as bolinhas que estão na moda, outra hora elas saem e você joga fora. Depois ela volta e você compra a mesma peça.

As revistas ajudam na propaganda. As regras para se vestir melhor, por exemplo, acha que servem para alguma coisa? Com quem você quer se parecer? Sharon Stone? Por favor, onde foi parar o seu caráter? Cada um pode vestir o que quiser, do jeito que quiser até certo ponto. Seguir essas regras é o mesmo que continuar como pecinha desse mercado.

0 comentários: