domingo, 16 de março de 2008

cultura, tradição e imigração

Baseado na novela que recentemente passou, sobre a imigração japonesa, conversei um pouco com meu pai e discutimos sobre a história em si. Ah claro, só uma ressalva, eu sou descendente de japoneses.

Claro que a novela teve um caráter um pouco peculiar em relação às novelas japonesas recorrentes, ela teve um final feliz, que foi o encontro das duas irmãs. E, tudo isso graças às cartas encontradas. Na verdade, seria muito difícil manter esses documentos guardados por tanto tempo, por isso, o que deve ter ocorrido com a maioria é esta separação familiar definitiva.

Meu pai explicou um pouco sobre a educação imperial, não sei se é bem este termo, mas ele disse que é a origem de todo o pensamento japonês, de ser correto, disciplinado, ter todo aquele sentimento patriota, podendo chegar ao extremo.

Não posso dizer se isso é ruim ou não, há dois lados. É bom, porque há um respeito para com o outro, as leis funcionam, mas por outro lado exige tanto das pessoas, que elas passam a ser somente racionais, e por isso, sempre que causam vergonha para a família, cometem suicídio, remetendo ao harakiri.

Acho que há um lugar na história, para cada tipo de cultura, digo, a cultura vai se atualizando e se adaptando conforme o contato com as outras, com os novos conhecimentos. Hoje, eu não sei como que o Japão está. Sei que continuam os muitos suicídios, embora o país esteja se atualizando sempre, mas isso gera uma contradição muito grande.

Bom, foi só uma reflexão.

0 comentários: