segunda-feira, 30 de março de 2009

Fim da Crise Arquitetônica


Eu sempre me questionei se havia entrado no curso certo. Estava até agora e martirizando, dizendo pra mim mesma que nunca sabia fazer nada direito, sempre me cobrando e nunca me satisfazendo.
Coloquei até o design como desculpa pra não fazer o curso direito, além de ter pensado e prestado milhões de cursos antes de entrar na faculdade de arquitetura.
Afinal o que é ser arquiteta? Não consegui captar a dimensão disso, não sabia direito com o que estava lidando.
Hoje assisti uma palestra excepcional. Solano Benitez.
Íncrível. Maravilhoso. Não sei, não há palavras que explicam o arquiteto, sua pessoa, seu pensamento.
Passou por muitas dificuldades durante a execução de suas obras tanto na concepção quanto na execução e foi bastante ousado em algumas soluções.
Dentre os projetos, o que mais me tocou foi "4 Vigas", que executou ao redor do túmulo de seu pai. Vou fazer um resumo do conceito. Claro que não vai ser a mesma coisa que ele falando, mas bom, praticamentente crisou um espaço com painéis de concreto armado num local semelhante a um bosque. São quatro painéis conformando um quadrado e colocou espelhos na parte interna desses painéis.
Os espelhos são o único meio pelo qual sentimos a nossa presença perante as outras coisas, pois podemos ver isso tudo e utilizou 4 painéis também para manter uma idéia de repetição, porque segundo o arquiteto, a repetição transforma as coisas em sagradas, assim como o futebol de domingo ou o almoço de sábado com a família. Ou seja, a idéia foi trazer a imagem do pai, revelá-la presente e sagrada.
Também relacionou essa obra com as pessoas que vão visitar o túmulo. Quando alguém está triste, esse sentimento é refletido 4 vezes, mas isto deixa de existir porque os filhos dele, também presentes estão gritando, correndo (o que representa a vida) 4 vezes.
Terminou mostrando uma foto em que aparece um dos filhos com sua imagem no espelho, mas pelo espelho ser inclinado, o menino parece estar flutuando, segundo ele, "como nos seus sonhos".

1 comentários:

Unknown disse...

Poooxa vida esse questionamento é sempre "crááássico" rs... em busca de um sonho, um desejo, uma realização pessoal, q complete a nossa essência,nos da sentido a vida,q preenche...
Tb sempre estive e ainda estou nessa duvida cruel a respeito da carreira profissional, fazer oq gosta p/ fazer bem feito e dinheiro é consequência ou fazer oq da dinheiro p/ depois poder fazer o q gosta rs...ser ou não ser eis a questão :P As vezes oq prende é a falta de segurança ou de mercado p/ determinada area, pespectiva de futuro, e a idade que vai chegando, cada vez mais responsabilidades, independência. Devido a esse sistema q somos submetidos desde infância, aos modelos, padrões de vida,as vezes em busca de sonhos pre fabricados, acabamos nos perdendo, em meio a tantas informações, abrindo mão de muita coisa, de outras oportunidades, abrindo mão de nós mesmos muitas vezes e isso é oq pertuba.
Legal a jogada dos espelhos, muito interessante a maneira como foram utilizados.